Connect with us

Área Metropolitana do Porto

Noite Branca de Pias regressa a 25 de julho com música, animação e atividades para toda a família

Published

on

Noite Branca de Pias regressa a 25 de julho com música, animação e atividades para toda a família


A Noite Branca de Pias está de regresso no próximo dia 25 de julho ao Parque de Lazer de Pias, em Cinfães, com um programa que se estende da tarde até à madrugada. A edição de 2026 reúne atuações musicais, animação para todas as idades, gastronomia e artesanato, prometendo transformar novamente aquele espaço junto ao rio Bestança num dos principais pontos de encontro do verão no concelho.

A programação arranca às 15h30, com DJ JB, que dará início à festa com uma seleção de grandes êxitos para acompanhar uma tarde de convívio junto ao rio, num ambiente de verão.

A abertura oficial está marcada para as 21h30, com a atuação da Banda Show On, que combina música ao vivo e DJ, num espetáculo pensado para envolver o público com ritmos portugueses e muita interação.

À meia-noite, sobe ao palco a dupla brasileira Léo & Leandro, que apresenta um espetáculo dedicado ao sertanejo, com temas conhecidos e um repertório voltado para a animação do público.

A partir da 1h30, será a vez de DJ KIMONO, presença habitual em festivais e grandes eventos, encerrar a noite com um set que prolongará a festa pela madrugada.

Além da componente musical, a organização preparou um conjunto de iniciativas para toda a família. O recinto contará com um espaço infantil equipado com insuflável e pinturas faciais, bem como barraquinhas de street food, artesanato e produtos locais.

Os visitantes poderão ainda passar pela barraquinha oficial da Noite Branca, onde estarão disponíveis diversos artigos e recordações alusivos ao evento.

A Noite Branca de Pias 2026 realiza-se no dia 25 de julho, no Parque de Lazer de Pias, reunindo um programa diversificado que pretende atrair visitantes de várias localidades da região.

O conteúdo Noite Branca de Pias regressa a 25 de julho com música, animação e atividades para toda a família aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Área Metropolitana do Porto

Alunos descobrem a tradição das bengalas de Gestaçô em visita ao coração do artesanato de Baião

Published

on

Alunos descobrem a tradição das bengalas de Gestaçô em visita ao coração do artesanato de Baião


Mais de uma centena de alunos do 3.º ano do ensino básico participou, nos dias 17 e 18 de junho, numa visita educativa a Gestaçô, onde conheceu o processo artesanal de fabrico das tradicionais bengalas de Gestaçô e visitou ainda a Igreja de Tresouras, integrada na Rota do Românico.

Ao longo de dois dias, 107 alunos provenientes dos três Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião participaram numa atividade promovida pelo Município de Baião, inserida no Plano Anual de Atividades, que teve como principal objetivo dar a conhecer um dos mais importantes símbolos do património artesanal local.

Acompanhados pelos seus professores e por técnicos municipais das áreas da Cultura e da Educação, os alunos deslocaram-se a Gestaçô, onde foram recebidos pelo artesão Serafim Teixeira. Durante a visita, o mestre artesão explicou e demonstrou, passo a passo, as diferentes fases do fabrico das tradicionais bengalas, permitindo aos participantes observar como um simples pedaço de madeira é transformado numa peça artesanal de elevado valor cultural e patrimonial.

A iniciativa incluiu ainda uma visita à Igreja de Tresouras, monumento integrado na Rota do Românico, proporcionando aos alunos um contacto direto com o património histórico e arquitetónico do concelho e reforçando a ligação entre a aprendizagem em contexto escolar e a valorização da identidade local.

Com este tipo de ações, o Município de Baião pretende sensibilizar as gerações mais jovens para a importância da preservação das tradições e do património cultural, promovendo o conhecimento da história do concelho e incentivando um maior sentido de pertença, identidade e orgulho pelo território.

O conteúdo Alunos descobrem a tradição das bengalas de Gestaçô em visita ao coração do artesanato de Baião aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Área Metropolitana do Porto

Caminhada “Sentir os Jardins” promoveu saúde, bem-estar e convívio em Penafiel

Published

on

Caminhada “Sentir os Jardins” promoveu saúde, bem-estar e convívio em Penafiel


A caminhada “Sentir os Jardins – Walk with a Doc” reuniu participantes em Penafiel para sensibilizar a população para a importância da atividade física e da adoção de hábitos de vida saudáveis, numa iniciativa integrada na 1.ª Semana da Saúde de Penafiel.

Organizada no âmbito do programa Meno(s)Pausa+Movimento, a atividade contou com o acompanhamento de profissionais de saúde, que incentivaram os participantes à prática regular de exercício físico como elemento essencial para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

A caminhada “Sentir os Jardins – Walk with a Doc” destacou a importância do exercício físico e dos estilos de vida saudáveis, promovendo simultaneamente o convívio entre os participantes.

Ao longo do percurso pelos jardins da cidade de Penafiel, os participantes tiveram oportunidade de desfrutar de um momento de convívio, partilha e contacto com a natureza, reforçando a mensagem de que pequenos gestos do quotidiano, como caminhar, podem contribuir significativamente para a prevenção de doenças e para o bem-estar físico e mental.

A iniciativa integrou o programa da 1.ª Semana da Saúde de Penafiel, que reúne diversas ações de sensibilização e promoção da saúde dirigidas à comunidade.

Fotografias: CM de Penafiel

O conteúdo Caminhada “Sentir os Jardins” promoveu saúde, bem-estar e convívio em Penafiel aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Área Metropolitana do Porto

Comissão de Trabalhadores da ULSTS reforça participação nacional na defesa dos direitos laborais

Published

on

Comissão de Trabalhadores da ULSTS reforça participação nacional na defesa dos direitos laborais


A Comissão de Trabalhadores da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) participou esta sexta-feira, 26 de junho, no XXVI Encontro Nacional das Comissões de Trabalhadores, realizado no Teatro Rivoli, no Porto, iniciativa que reuniu centenas de estruturas representativas de todo o país para debater os principais desafios do movimento sindical e a defesa dos direitos dos trabalhadores.  

A Comissão de Trabalhadores da ULSTS esteve representada pelo coordenador, enfermeiro Bernardo Sousa, e pelo secretário Tiago Rodrigues, que marcaram presença naquele que é considerado um dos principais fóruns nacionais de reflexão e articulação entre Comissões de Trabalhadores.  

Ao longo do encontro, os participantes partilharam experiências, discutiram os desafios atualmente enfrentados pelos trabalhadores e procuraram definir posições conjuntas para reforçar a intervenção destas estruturas representativas. Entre os temas em destaque estiveram o fortalecimento do papel das Comissões de Trabalhadores, a defesa dos direitos laborais e a resposta aos novos desafios do mundo do trabalho.  

No final da iniciativa, Bernardo Sousa sublinhou, em comunicado, que o encontro transmitiu uma mensagem de unidade entre as várias comissões presentes.

O agrupamento de hoje deixa uma mensagem clara, o movimento das Comissões de Trabalhadores está mais vivo, unido e combativo do que nunca. A Comissão de Trabalhadores da ULSTS regressa reforçada e inspirada para continuar resistente e firme contra a perda de direitos dos trabalhadores”, afirmou o coordenador da CT-ULSTS.  

O XXVI Encontro Nacional das Comissões de Trabalhadores decorreu durante todo o dia no Teatro Rivoli, no Porto, reunindo representantes de diversas organizações de trabalhadores de todo o país para promover o diálogo, a cooperação e a partilha de estratégias em torno da representação laboral.  

Fotografia: Comissão de Trabalhadores da ULSTS

O conteúdo Comissão de Trabalhadores da ULSTS reforça participação nacional na defesa dos direitos laborais aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Área Metropolitana do Porto

Atletas de Amarante levam o concelho aos Jogos do Eixo Atlântico com 24 jovens em competição

Published

on

Atletas de Amarante levam o concelho aos Jogos do Eixo Atlântico com 24 jovens em competição


Uma comitiva de 29 elementos vai representar o Município de Amarante na XVI edição dos Jogos do Eixo Atlântico, que decorre entre 5 e 10 de julho, em Santiago de Compostela, reunindo cerca de 2.000 jovens atletas da Galiza e do Norte de Portugal.  

O Município de Amarante vai estar representado na XVI edição dos Jogos do Eixo Atlântico por uma delegação composta por 29 elementos, dos quais 24 atletas, quatro treinadores e um técnico municipal. A competição realiza-se entre os dias 5 e 10 de julho, em Santiago de Compostela, integrando um dos maiores encontros de desporto juvenil da Eurorregião Galiza–Norte de Portugal.  

A representação amarantina será assegurada nas modalidades de andebol masculino e voleibol feminino, com 12 jogadores de andebol e 12 jogadoras de voleibol, que irão competir ao lado de jovens oriundos de 28 municípios dos dois lados da fronteira.  

A cerimónia oficial de abertura está marcada para o dia 5 de julho, às 18h30, na Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela. As provas decorrem entre 6 e 10 de julho, abrangendo as modalidades de basquetebol, andebol, voleibol, atletismo e natação, incluindo competições de desporto adaptado.  

A edição de 2026 assinala a estreia do voleibol masculino no programa competitivo, permitindo alcançar a paridade de género em todas as modalidades dos Jogos. A organização reforça igualmente a vertente inclusiva do evento, com a participação de 125 atletas nas provas de atletismo adaptado e natação adaptada.  

Durante a iniciativa será ainda prestada homenagem a José Guilherme Aguiar, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de 13 anos como presidente do Grupo Temático do Desporto, contribuindo para o crescimento e consolidação dos Jogos do Eixo Atlântico. O evento integra o projeto Fénix, cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027, reforçando a cooperação entre a Galiza e o Norte de Portugal através do desporto e do intercâmbio entre jovens.  

Xoán Mao, concelleira e alcaldesa de Santiago, presidente GT deportes Eixo Atlantico

Fotografias: DR

O conteúdo Atletas de Amarante levam o concelho aos Jogos do Eixo Atlântico com 24 jovens em competição aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Últimas 48 Horas