Área Metropolitana do Porto
História do “Homem do Apito” emociona: Roberto Moreira quer criar peregrinação gratuita de Lousada a Fátima para 80 peregrinos
O conhecido “Homem do Apito”, Roberto Moreira, partilhou a história que o levou a dedicar-se ao apoio aos peregrinos de Fátima e revelou o desejo de lançar, em 2028, uma peregrinação organizada a partir de Lousada, totalmente gratuita para cerca de 80 participantes.
Tudo começou em 2023, quando Roberto Moreira realizou a sua primeira peregrinação a Fátima para cumprir uma promessa. Ao longo do caminho viveu momentos de emoção, fez amizades, enfrentou dificuldades e, apesar do sofrimento próprio da caminhada, considera que toda a experiência valeu a pena.
No ano seguinte decidiu retribuir a ajuda que recebeu. Movido pela gratidão, começou a acompanhar grupos de peregrinos, levando água, alimentos, bebidas e o inseparável apito, que rapidamente se tornou a sua imagem de marca.
Com o passar do tempo, muitos peregrinos passaram a reconhecê-lo de imediato, anunciando a sua chegada com a expressão “Lá vem o Homem do Apito”. O carinho recebido deixou Roberto Moreira profundamente sensibilizado e reforçou a sua vontade de continuar a apoiar quem faz o caminho até Fátima.
“Enquanto viver, vou ajudar sempre os peregrinos a Fátima”, afirma.
Este ano foi, segundo Roberto Moreira, o mais emocionante de todos. A iniciativa reuniu centenas de peregrinos e culminou com um jantar de convívio denominado “Jantar de Gala do Homem do Apito”, realizado na Quinta da Pousada, em Lodares, que contou com o apoio de patrocinadores e com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, e dos vereadores, António Augusto Silva e Maria do Céu Rocha.
Durante esse encontro foi apresentada a intenção de organizar, em 2028, a primeira peregrinação a Fátima com partida de Lousada, destinada a 80 peregrinos, sem qualquer custo para os participantes. Segundo Roberto Moreira, o objetivo é proporcionar uma experiência completa, com alojamento em hotéis e pensões, refeições em restaurantes e todo o apoio logístico, graças à colaboração da Câmara Municipal de Lousada, dos patrocinadores e da equipa do “Homem do Apito”.
Até à concretização da iniciativa, Roberto Moreira garante que continuará a acompanhar e apoiar os peregrinos, deixando uma mensagem de agradecimento a todos os que têm contribuído para este projeto de solidariedade.
Roberto Moreira agradece à Câmara Municipal de Lousada e a todos os patrocinadores pelo apoio prestado, salientando que sem essa ajuda este projeto não seria possível.
Fotografias: DR – Roberto Moreira
O conteúdo História do “Homem do Apito” emociona: Roberto Moreira quer criar peregrinação gratuita de Lousada a Fátima para 80 peregrinos aparece primeiro em Vale do Sousa TV.