Connect with us

Área Metropolitana do Porto

Exposição fotográfica destaca prevenção de quedas no Hospital Padre Américo

Published

on

Exposição fotográfica destaca prevenção de quedas no Hospital Padre Américo


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Prevenção da Queda, assinalado a 24 de junho, a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) inaugurou, na entrada principal do Hospital Padre Américo, a exposição de fotografias do concurso “Olhar Seguro”, uma iniciativa dedicada à promoção da segurança dos doentes.

A mostra resulta de uma colaboração entre o Serviço de Ortopedia 2 e o Grupo de Gestão do Risco da ULSTS, tendo desafiado os profissionais da instituição a captarem imagens que evidenciem boas práticas de prevenção de quedas e de promoção da segurança do doente nos diversos contextos assistenciais.

Através da fotografia, os participantes procuraram retratar situações do quotidiano hospitalar e dos cuidados de saúde onde a adoção de medidas preventivas contribui para reduzir riscos e reforçar a qualidade dos cuidados prestados. A iniciativa pretende também sensibilizar profissionais, utentes e visitantes para a importância da prevenção de quedas, um dos desafios permanentes das instituições de saúde.

A exposição está patente na entrada principal do Hospital Padre Américo, permitindo aos visitantes conhecer diferentes perspetivas sobre a segurança clínica e o papel dos profissionais na criação de ambientes de cuidados mais seguros.

Fotografias: ULSTS

O conteúdo Exposição fotográfica destaca prevenção de quedas no Hospital Padre Américo aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Área Metropolitana do Porto

Paredes recebe este fim de semana 80 participantes de seis países no II Torneio 24 Horas de Puzzles

Published

on

Paredes recebe este fim de semana 80 participantes de seis países no II Torneio 24 Horas de Puzzles


O Pavilhão Multiusos de Paredes acolhe este fim de semana, 27 e 28 de junho, a segunda edição do Torneio 24 Horas de Puzzles, uma competição internacional que reúne 80 participantes oriundos de seis países. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Puzzles, conta com o apoio do Município de Paredes e promete desafiar a resistência, a concentração e o trabalho de equipa durante um dia completo de competição.

A prova tem início este sábado, às 12h00, prolongando-se de forma ininterrupta até às 12h00 de domingo, num desafio de 24 horas consecutivas dedicado à montagem de puzzles.

Entre os participantes encontram-se concorrentes com idades entre os 11 e os 60 anos, distribuídos por equipas compostas por quatro a oito elementos, refletindo a diversidade geracional desta modalidade, que tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos.

A organização convida ainda o público a acompanhar a competição, com entrada gratuita. O torneio pode ser visitado no sábado, entre as 10h30 e as 00h00, e no domingo, entre as 08h00 e as 13h00, permitindo aos visitantes assistir de perto ao desenrolar desta desafiante maratona de puzzles.

A iniciativa pretende promover o convívio entre participantes nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que dá visibilidade a uma modalidade que alia estratégia, rapidez, concentração e cooperação.

O Pavilhão Multiusos de Paredes recebe este fim de semana a segunda edição do Torneio 24 Horas de Puzzles, reunindo 80 participantes de seis países numa competição contínua com entrada gratuita para o público.

Fotografia: Rafael Ferreira

O conteúdo Paredes recebe este fim de semana 80 participantes de seis países no II Torneio 24 Horas de Puzzles aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Área Metropolitana do Porto

História do “Homem do Apito” emociona: Roberto Moreira quer criar peregrinação gratuita de Lousada a Fátima para 80 peregrinos

Published

on

História do “Homem do Apito” emociona: Roberto Moreira quer criar peregrinação gratuita de Lousada a Fátima para 80 peregrinos


O conhecido “Homem do Apito”, Roberto Moreira, partilhou a história que o levou a dedicar-se ao apoio aos peregrinos de Fátima e revelou o desejo de lançar, em 2028, uma peregrinação organizada a partir de Lousada, totalmente gratuita para cerca de 80 participantes.

Tudo começou em 2023, quando Roberto Moreira realizou a sua primeira peregrinação a Fátima para cumprir uma promessa. Ao longo do caminho viveu momentos de emoção, fez amizades, enfrentou dificuldades e, apesar do sofrimento próprio da caminhada, considera que toda a experiência valeu a pena.

No ano seguinte decidiu retribuir a ajuda que recebeu. Movido pela gratidão, começou a acompanhar grupos de peregrinos, levando água, alimentos, bebidas e o inseparável apito, que rapidamente se tornou a sua imagem de marca.

Com o passar do tempo, muitos peregrinos passaram a reconhecê-lo de imediato, anunciando a sua chegada com a expressão “Lá vem o Homem do Apito”. O carinho recebido deixou Roberto Moreira profundamente sensibilizado e reforçou a sua vontade de continuar a apoiar quem faz o caminho até Fátima.

“Enquanto viver, vou ajudar sempre os peregrinos a Fátima”, afirma.

Este ano foi, segundo Roberto Moreira, o mais emocionante de todos. A iniciativa reuniu centenas de peregrinos e culminou com um jantar de convívio denominado “Jantar de Gala do Homem do Apito”, realizado na Quinta da Pousada, em Lodares, que contou com o apoio de patrocinadores e com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, e dos vereadores, António Augusto Silva e Maria do Céu Rocha.

Roberto Moreira com o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira e os vereadores, António Augusto Silva e Maria do Céu Rocha

Durante esse encontro foi apresentada a intenção de organizar, em 2028, a primeira peregrinação a Fátima com partida de Lousada, destinada a 80 peregrinos, sem qualquer custo para os participantes. Segundo Roberto Moreira, o objetivo é proporcionar uma experiência completa, com alojamento em hotéis e pensões, refeições em restaurantes e todo o apoio logístico, graças à colaboração da Câmara Municipal de Lousada, dos patrocinadores e da equipa do “Homem do Apito”.

Até à concretização da iniciativa, Roberto Moreira garante que continuará a acompanhar e apoiar os peregrinos, deixando uma mensagem de agradecimento a todos os que têm contribuído para este projeto de solidariedade.

Roberto Moreira agradece à Câmara Municipal de Lousada e a todos os patrocinadores pelo apoio prestado, salientando que sem essa ajuda este projeto não seria possível.

Depois de transformar uma promessa pessoal numa missão de apoio aos peregrinos, Roberto Moreira pretende organizar, em 2028, uma peregrinação gratuita de Lousada a Fátima para 80 participantes.

Fotografias: DR – Roberto Moreira

O conteúdo História do “Homem do Apito” emociona: Roberto Moreira quer criar peregrinação gratuita de Lousada a Fátima para 80 peregrinos aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Área Metropolitana do Porto

Lousada integra projeto europeu que promove inclusão de pessoas com deficiência auditiva através de atividades aquáticas

Published

on

Lousada integra projeto europeu que promove inclusão de pessoas com deficiência auditiva através de atividades aquáticas


O Município de Lousada participou, nos dias 22 e 23 de junho, na primeira reunião presencial do projeto europeu “Silent Bubbles”, realizada em Cagliari, Itália. A iniciativa pretende promover a inclusão social, o bem-estar e a sustentabilidade ambiental, recorrendo às atividades aquáticas como ferramenta de apoio a pessoas com deficiência auditiva.

A cidade de Cagliari, em Itália, acolheu a primeira reunião presencial do projeto “Silent Bubbles”, que reuniu os parceiros internacionais envolvidos nesta iniciativa cofinanciada pela Comissão Europeia.

O projeto tem como principal objetivo promover a inclusão social, melhorar o bem-estar e incentivar práticas sustentáveis, utilizando as atividades aquáticas como meio para apoiar e integrar pessoas com deficiência auditiva, contribuindo para uma maior participação destas na sociedade.

A iniciativa é coordenada pela Universidade Inonu, da Turquia, e desenvolvida em parceria com o Município de Lousada, a Sustainable Society Accelerator, da Croácia, e a associação italiana Coda di Lupo APS.

Durante este primeiro encontro presencial, os parceiros tiveram oportunidade de definir as próximas etapas do projeto, reforçar a cooperação internacional e alinhar as ações que serão desenvolvidas ao longo da implementação da iniciativa nos diferentes países participantes.

Fotografia: CM de Lousada

O conteúdo Lousada integra projeto europeu que promove inclusão de pessoas com deficiência auditiva através de atividades aquáticas aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Área Metropolitana do Porto

Piscinas municipais de Baião reabrem a 30 de junho com entradas gratuitas e animação cultural

Published

on

Piscinas municipais de Baião reabrem a 30 de junho com entradas gratuitas e animação cultural


As Piscinas Municipais de Ar Livre de Campelo, Santa Marinha do Zêzere e Ancede reabrem ao público no próximo dia 30 de junho, assinalando o início da época balnear no concelho de Baião. Para marcar a abertura da temporada, o acesso às três piscinas será gratuito durante todo o dia, estando ainda prevista uma programação de animação cultural integrada na III Semana do Desporto e do Associativismo.

A nova época de banhos nas Piscinas Municipais de Ar Livre de Baião arranca na próxima segunda-feira, 30 de junho, com a reabertura dos equipamentos situados em Campelo, Santa Marinha do Zêzere e Ancede.

Como forma de assinalar o início da temporada, o Município de Baião disponibiliza entrada gratuita nas três piscinas durante todo o dia, convidando residentes e visitantes a usufruírem destes espaços de lazer ao longo do verão.

Em simultâneo, e no âmbito da III Semana do Desporto e do Associativismo, as piscinas descobertas vão receber um conjunto de demonstrações musicais promovidas por associações e coletividades do concelho, todas com início às 11h00 e de acesso livre.

O programa inclui a atuação da Banda Marcial de Ancede, no dia 30 de junho, na Piscina Municipal Descoberta de Ancede. No dia 1 de julho, será a vez da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, na piscina daquela localidade.

A programação prossegue a 2 de julho com uma demonstração da Escola de Música de Campelo, seguindo-se, a 3 de julho, a atuação da Associação de Concertinas do Lameirão, ambas na Piscina Municipal Descoberta de Campelo.

A iniciativa termina a 4 de julho com a participação da A.C.R. Fanfarra S. Tiago e Zés Pereiras de Valadares, na Piscina Municipal Descoberta de Santa Marinha do Zêzere.

Com esta iniciativa, o município pretende associar a prática desportiva e os momentos de lazer à valorização da cultura e do associativismo local, proporcionando animação aos utilizadores das piscinas durante a primeira semana da época balnear.

Fotografia: CM de Baião

O conteúdo Piscinas municipais de Baião reabrem a 30 de junho com entradas gratuitas e animação cultural aparece primeiro em Vale do Sousa TV.



Source link

Continue Reading

Últimas 48 Horas